O café vira ingrediente da culinária mundial

Postado em: Notícias, Receitas

o-cafe-vira-ingrediente-da-culinaria-mundial

O café é a segunda bebida mais consumida do Brasil, ficando atrás da água, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café. Em pesquisa realizada pela ABIC, analisaram que a tendência de consumo do café para a culinária está crescendo significativamente em relação aos últimos anos.

Nos restaurantes brasileiros e internacionais, o café já é utilizado como um ingrediente chave na produção de sobremesas. Mas o grande desafio é torna-lo um fator fundamental da elaboração de pratos salgados.

Algumas empresas já adotaram a tendência e estão tendo resultados surpreendentes e bem saborosos. Confira uma das receitas e faça você mesmo.

Linguiça toscana ao molho de café

Você vai precisar de:

  • 600g de linguiça toscana fina
  • 1 fio de azeite de oliva
  • ½ copo de cachaça
  • 2 pimentas de bode ou dedo de moça picada
  • 1 cebola pequena em rodelas finas
  • ½ copo de Café do Produtor
  • ½ copo de melado de cana

Para o preparo:

Aqueça uma frigideira antiaderente com o azeite. Coloque as linguiças inteiras e deixe que dourem de todos os lados. Quando começar a “sujar” a panela, coloque um pouco de água e mexa para que a cor passe para a linguiça.

Junte a cebola e pimenta (se quiser menos picante, retire as sementes) e repita esse processo de água até que as linguiças estejam cozidas, bem coradas e a cebola bem murcha e escura.

Deixe secar, coloque a cachaça e flambe. Depois finalize com o café e o melado com o fogo desligado. A ideia é que fique um molhinho escuro no fundo. Reserve quente e aproveite. Esse sabor você não vai querer evitar.

Gostou da sugestão? Compartilhe nas redes sociais e experimente com seus amigos.