História do Café

Postado em: Curiosidades

histora-do-cafe

A origem dessa bebida deliciosa é envolta em lendas e remonta a mil anos. A estória mais popular conta que o pastor Kaldi, que viveu em uma localidade onde a Etiópia está hoje, percebeu que suas cabras ficavam cheias de energia quando ingeriam os frutos de alguns arbustos da vegetação natural. Ele comentou sobre isso com um monge, que experimentou fazer uma infusão e percebeu que a bebida o ajudava a resistir ao sono durante longas orações e leituras. A descoberta se espalhou rapidamente e o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Iêmen.

Apesar da origem africana, foi o mundo árabe que popularizou o café mundo afora. Inclusive, o nome vem da palavra árabe qahwa, que significa vinho, tornando o café conhecido como “vinho da Arábia” quando ele chegou à Europa no século XIV. Cerca de 200 anos depois, surgiu na Pérsia a bebida como conhecemos, com os grãos torrados. Mas, foram os holandeses que romperam o monopólio árabe e deram início à expansão do cultivo do café pelo mundo inteiro.

Viu quantas pessoas envolvidas para que você pudesse saborear seu Café do Produtor hoje? Sirva uma xícara quentinha e brinde a eles!